sábado, 2 de março de 2013

[Televisão] Os desenhos de hoje são tão bons quanto os de antigamente?

Sempre fui muito fã de desenhos.. Passei minha infância inteira assistindo Pokémon, Sakura Card Captors, Sailor Moon (sim, me julgue), Inuyasha, Digimon, A Vaca e o Frango (adorava aquele do Stand Up na poça d'água e eles não podiam entrar), O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Dragon Ball, Tom e Jerry, Hey Arnold, Johnny Bravo, Samurai X, Mickey, Pica Pau (principalmente a época que parecia que ele cheirava cocaína de tão retardado), Eu sou o Máximo, Pernalonga e Patolino, Rugrats, Pateta e Max, tinha medo do Coragem, o cão covarde e mais um milhão que eu não me lembro agora. Sem contar clássicos como Flinstones, Jacksons, He-man, Speed Racer, Corrida Maluca, Maguila, o Gorila e incontáveis outros...

Esse post pode soar como saudosista, mas faço o possível pra defender os desenhos engraçados. Se os antigos eram mais engraçados, não tenho culpa.

O tempo passou um pouco e surgiram desenhos como Bob Esponja, que até hoje se tiver passando eu paro para assistir. Também tinha medo do Invasor Zim, adorava Rocket Power, A Mansão Foster de Amigos Imaginários e gostava mais ou menos de Jimmy Neutron e ¡Mucha Lucha!


Praticamente, assisti TODOS os episódios de todos os desenhos acima, no mínimo umas 3 vezes. 
Eu gostava mesmo e ainda gosto de desenhos.

Sabendo disso, decidi ver o que passa de bom nos desenhos de hoje e destacarei alguns bons escondidos no meio de uma péssima programação:

Nickelodeon:  Muito bom: Bob Esponja (os antigos episódios, os novos estão ficando completamente sem sentido e criatividade) e Padrinhos Mágicos. SÓ.


Os Pinguins de Madagascar tinha tudo pra ser legal, o filme é muito bom, mas acho meio estranho o desenho. Não sei explicar direito, mas acho muito bem feito. Isso me incomoda, não sei porquê mas incomoda. É o mesmo caso que o desenho do Kung Fu Panda.

Hoje tem muitas séries que não são desenhos, como iCarly e Drake e Josh que são "assistíveis". Me reservo no direito de recusar a assistir "Brilhante Victória" e "Big Time Rush".

Mas se comparados com "Um Maluco no Pedaço" e "Kenan e Kel" não chegam nem aos pés.


Cartoon Network: O Cartoon Network passou por anos mágicos, na época do Toonami que fazia eu ficar das 14:00 ás 20:00 sentado assistindo ao mesmo canal. Era uma sequência perfeita de desenhos épicos.

Depois, não sei o porquê, parou de passar todos os desenhos bons. Digo que a cagada começou com a mudança do logotipo de "Cartoon Network" para "CN". Não sei se mudou o dono do canal, mas começaram a transmitir desenhos bizarros e sem sentido.


Hoje, o que tem de Muito bom é: Hora da Aventura e Apenas um Show.

Hora da Aventura, principalmente, tem um piadas e expressões dos personagens que me lembram aqueles clássicos citados lá no começo. É sem nexo e admite, e isso é muito bom! E por incrível que pareça, o que eu mais gosto no desenho é a dublagem! A qualidade é muito alta! Principalmente a voz do Finn e do Jake, desenho mega recomendado.


Mas, o Cartoon Network pára por aí. Depois tem 6 MILHÕES de versões do Ben 10. Ben 10 na Lua , Ben 10 no Universo Paralelo, Ben 10 no Vulcão, Ben 10 Adolescente, criança, quase adulto. Fizeram 15 versões do mesmo desenho! E o pior de tudo é que todas são muito ruins! O que essas crianças de hoje viram nesse Ben 10, que eu nunca consegui ver? Tem alguns desenhos bizarros também que não consegui dar risada. Volta Cartoon Cartoons!

Disney XD: O Disney "sorrisinho" tem, de novo, Padrinhos Mágicos (o sucesso que muito se deve mais uma vez a dublagem e ao brilhante Cosmo do Guilherme Briggs) e Phineas e Ferb.

Phineas e Ferb é um ótimo desenho da chamada nova geração. É impressionante a forma que três universos nunca não começam juntos, mas os criadores sempre são um jeito de unir. Falo da parte das invenções do Phineas e Ferb, a parte do Agente Perry, o Ornitorrinco e o Dr. Heinz Doofenshmirtz e a parte da irmã mais nova dos dois, Candace que nunca consegue mostrar a invenção dos meninos para sua mãe e colocá-los de castigo. Parece uma grande bagunça, mas as histórias são excelentes. Fora que tem uma parte meio musical muito boa!


Boomerang: Esse eu vou pular, porque tem umas séries australianas adolescentes que quase vomitei em cinco minutos. Horrível.

Disney Channel: A Disney se salva com Phineas e Ferb também, seus ótimos filmes no meio da programação e com Art Attack (eu sei, não é desenho, mas preciso falar) que eu sempre tentei fazer alguma arte, mas saiu muito pior do que o apresentador. Sério que eles pensam que uma criança consegue fazer um castelo "Só pra começar?".

                        <<<Meu desenho.
"Façam o esboço de um castelo, pode ser de qualquer jeito..."
__________________________________________________________________

Bom, é isso aí, ainda tem alguns desenhos muito bons atualmente, como Hora da Aventura, Padrinhos Mágicos e Phineas e Ferb.

Mas se for para comparar com o "tempo de ouro" dos desenhos no final dos anos 90, a geração atual ainda está devendo muitas risadas para as crianças de hoje. Que tal uma bloco de desenhos que não seja de madrugada? Assim, ganham em audiência com os saudosistas revendo seus desenhos favoritos, e as crianças de hoje conhecem o que são desenhos de verdade. 


Até porque, o que é Ben 10 perto de um A Vaca e o Frango?

2 comentários:

  1. Concordo 100% com você, Fábio! É terrível o que fizeram hoje em dia... Acabaram com os bons desenhos, e colocaram alguns "mais ou menos" no lugar. Desenho bom é aquele que não tem faixa etária, mesmo! Quer dizer, tenho 18 anos e se por acaso, em uma madrugada qualquer, a Nick transmite "Rocket Power" ou "Hey, Arnold" eu pulo de alegrias e morro de sono pra assistir! Como você, que assiste Bob Esponja até hoje; entre muitos outros por aí. Mas acontece, né! Quem perde são as crianças, acreditando que as muitas versões de Ben10 são o desenho perfeito! haha Gostei do texto. Se tiver passando "Hora da Aventura" vou parar pra assistir, e ver se vale a comparação. rs
    Beijos, Bruna Ct.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bruna, não existe faixa etária para dar risada, não importa qual o desenho! Mas se o desenho é bom mesmo, dura para sempre! Eu também de vez em quando assisto de madrugada, mas aposto que esses desenhos fariam sucesso até no horário nobre!

      Ahh assista sim, Hora da Aventura é um dos sobreviventes dos "bons tempos". hahahaha

      Obrigado pelo comentário Bru! Beijos!

      Excluir