Essa é uma época, em que as ruas ficam lindas e iluminadas com as luzes natalinas. As ruas deixam de ficar escuras e solitárias e passam a ter um tom alegre comandado por piscas-piscas e Papais Noéis. Amo montar a árvore de Natal e ver ela lá no cantinho de casa me trás uma paz inimaginável.
Mas além de toda essa estética que o Natal carrega, o que mais amo nesse dia é a calma e a paz que esse dia significa para mim. Lembro de quando era pequeno, assistia os desenhos de Natal no Bola de Neve, um programa de desenhos antigos e que eu não perdia um, sobre o espírito do Natal e a forma que o Natal une as pessoas. Mas o Natal consegue trazer o melhor em músicas e filmes épicos. Aí vão alguns deles:
Os melhores filme de Natal de todos os tempos:
Esqueceram de Mim
Os filmes de Natal também são inesquecíveis. Quem nunca assistiu Esqueceram de Mim 1 e 2? (o três não era com o Mckaulin Culkin e perdeu toda a graça...). Depois que eu assisti esse filme, eu era bem novo, o meu sonho era ficar sozinho em casa. Aposto que todo garoto que assistiu esse filme, desejou um dia ficar sem mais ninguém em casa. Tempos depois, isso realmente aconteceu. Mas eu fiquei com medo de ficar sozinho e não teve graça nenhuma.
<<<Imagem clássica e a pose mais ainda. Eu sei que você também já a imitou no espelho>>>
Heroi de Brinquedo
Também tinha o Heroi de Brinquedo, filme com o Arnold Schwarzenegger, em que ele sai de casa à procura do Turbo-Man e briga com o carteiro O FILME TODO, para conseguir levar o singelo brinquedo para sua cria. Depois o filho descobre que o verdadeiro heroi, era o seu pai o tempo todo e SNIF (suor masculino escorre pelos meus olhos).
<<<Schwarzenegger vestido de Turbo-Men>>>
<<<Essa foto me lembrou esta, desculpem>>>
Os Fantasmas de Scrooge
O filme, é baseado naquela história sobre os três fantasmas do Natal que dão uma lição de humildade e de espírito natalino. Scrooge é um velho pão-duro, solitário e que não tem amigos, por opção. Ficar sozinho, não ajudar os outros, era parte do seu dia-a-dia e respectivamente do seu Natal. O primeiro fantasma, é o dos Natais Passados, do Scrooge criança. O segundo, do Natal do Presente, contando o quão sovina e desprezível, Scrogge é hoje. E o último, é o fantasma dos Natais Futuros. O da morte solitária.
No dia seguinte Scrooge aprende que ser solitário e sovina, não o leva a lugar nenhum, apenas a uma morte triste e sozinha. Amanhece e Scrooge renasce, com um bom coração, começa a ajudar seu funcionário que tem um filho doente. Passa a ser amigo de todos e aprende que o Natal une, o que uma vida não junta.
<<< O fantasma tenebroso do futuro>>>
Um Natal Brilhante
Esse filme é um pouco mais novo, mas eu amo de qualquer jeito. Um Natal Brilhante é sobre um vizinho extremamente irritante, que é o Danny deVito, que deseja ter sua casa vista do espaço com suas luzes brilhantes e natalinas. Seu vizinho Steve, Matthew Broderick, quer dar um fim a toda essa iluminação que nunca o deixa dormir. O tempo passa, seu vizinho Buddy, começa a exagerar mais e mais e ainda assim não, consegue obter sucesso, de atingir a visão do espaço. Depois de milhares de competições, os vizinhos se unem e juntos, conseguem. Pois é, no Natal ninguém consegue ser feliz sozinho.
O Estranho Mundo de Jack
É possível unir Halloween e Natal? Pois é, esse é o filme natalino mais assustador de todos os tempos. Bom, não sei se há muitos nesse gênero. Enfim, dirigido pelo mestre Tim Burton, Jack vive na Cidade do Halloween e após a celebração de mais um Dia das Bruxas, Jack quer novidades. Sem querer, caminhando pela floresta, encontra a Cidade do Natal e então, decide levar parte dessa celebração para a Cidade do Halloween, onde reside.
Porém, os moradores, um tanto quanto obscuros e tenebrosos, não compreendem o real sentido do Natal. Jack então decide raptar o Pai Natal e levá-lo a Oogie, um bicho papão. Jack resolve fazer o trabalho de Noel, ele mesmo. Ele entrega brinquedos assustadores para as crianças e após ele ser abatido por militares, é dado como morto na população de Halloween.
Sally, uma boneca de pano, acaba se apaixonando por Jack e após os acontecimentos, decide tentar recuperar o Santa Claus, porém também é capturada por Oogie. Jack vai atrás, briga com Oogie e liberta Sally e Pai Noel. Se desculpa com os habitantes de Halloween e Jack fica com sua amada Sally.
Porém, os moradores, um tanto quanto obscuros e tenebrosos, não compreendem o real sentido do Natal. Jack então decide raptar o Pai Natal e levá-lo a Oogie, um bicho papão. Jack resolve fazer o trabalho de Noel, ele mesmo. Ele entrega brinquedos assustadores para as crianças e após ele ser abatido por militares, é dado como morto na população de Halloween.
Sally, uma boneca de pano, acaba se apaixonando por Jack e após os acontecimentos, decide tentar recuperar o Santa Claus, porém também é capturada por Oogie. Jack vai atrás, briga com Oogie e liberta Sally e Pai Noel. Se desculpa com os habitantes de Halloween e Jack fica com sua amada Sally.
A trilha sonora desse filme também merece um capítulo à parte. A Canção de Sally e This is Halloween, são incríveis!
O Expresso Polar
Esse é um dos meus preferidos. A forma de animação, pelo menos para mim, era desconhecida e fiquei (e fico até hoje), impressionado com tamanha perfeição.
A viagem no Expresso Polar, leva crianças que perderam a crença no Papai Noel para o Polo Norte, crianças que têm personalidades e percepções diferentes do que significa o Natal. O filme conta com Tom Hanks que atua em diversos papéis, mas o principal é o condutor. Não podemos esquecer a dificuldade em segurar aquele bendito bilhete.
A chegada ao Polo Norte com os duendes e a chegada triunfal do Papai Noel, transforma qualquer pessoa que esteja assistindo ao filme, novamente em criança. Sério, é simplesmente mágico.
O filme também possui uma parte musical que é excelente.
Mas, o que mais me marcou, é quando finalmente o som do guizo é reproduzido. Não é apenas um som. É a verdade que o Natal nunca vai deixar de existir. O que deixa de existir é a sua crença nele.
<<< Afinal, você ainda consegue ouvir o som do guizo?>>>
O Grinch
Finalmente chegamos ao meu preferido. O Grinch é o filme natalino que mais me marca. A atuação de Jim Carrey é memorável e acredito que ninguém no mundo conseguiria fazer esse papel com mais perfeição. A maquiagem do Grinch, deve ter dado muito trabalho à produção, mas definitivamente, esse trabalho foi recompensado.
A história de Grinch é daquela criança que sempre é zoada pelos outros colegas. Ele vive em Quemlândia, cidade em que todos os habitantes são apaixonados pelo Natal. O ano é passado em contagem regressiva até o Natal. A importância do Natal é clara para todos. Menos para Grinch, que após ser humilhado por outras crianças, passa a morar no alto de uma montanha com seu cachorro Max.
O tempo passa e o ódio de Grinch pelo Natal e pelos moradores de Quemlândia apenas cresce. Até quando Grinch conhece Cindy Lou.
O tempo passa e o ódio de Grinch pelo Natal e pelos moradores de Quemlândia apenas cresce. Até quando Grinch conhece Cindy Lou.
<<<Gente, olha como ela está agora. <3 >>>
Voooltando ao filme, Cindy Lou, conhece Grinch e mostra ao terrível morador da montanha, o verdadeiro significado do Natal. Cindy sabia o tempo todo que Grinch era... meigo!
Porém, ao voltar para a cidade de Quemlândia, ele é novamente repreendido pelo prefeito, seu rival de infância.
Grinch decide que vai roubar o Natal. Ele rouba cada enfeite, cada presente e cada rastro para ter certeza que o Natal desta vez, não iria chegar.
Ele coloca tudo em um saco gigante e o coloca em um trenó, no alto da montanha, afim de destruir de uma vez por todas o Natal. Mas antes de jogar, Grinch percebe que mesmo sem presentes, sem enfeites, o Natal chegou mesmo assim. Todos os habitantes de Quemlândia se reúnem e começam a cantar musicas natalinas, todos abraçados.
Ô Grinch? Não aprendemos nesse post, que o Natal não é apenas sobre presente e sim sobre o espírito natalino?
Assim então, Grinch, sente o calor do sol, sente seu coração bater, pela primeira vez. E então de novo e de novo. O trenó já está a ponto de cair e ele já está arrependido. Para piorar, Cindy Lou aparece em cima do Trenó. O coração de Grinch aumenta e a sua força começa a aumentar. Até que ele consegue levantar o trenó e descer a montanha, levando toda decoração superficial e que realmente já não importava mais. Isso tudo era apenas um complemento. O Natal chegou. Grinch volta de vez para a cidade e é recebido com honras.
Conclusão... O Natal é capaz de recuperar, todos os seus problemas. De fazer as desavenças ficarem para trás e esperanças de um novo futuro. O natal é capaz disso tudo. Basta você acreditar.
Deu pra entender, porque o Natal é meu dia favorito?
Feliz Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário