segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

[Cinema] Os premiados do Oscar

Pois é, o Oscar foi sensacional! Como sempre, muitas surpresas, torci o nariz quanto a alguns vencedores, porém, no resultado geral, fiquei satisfeito.


Gostei bastante da apresentação de Seth Macfarlane, criador da Família da Pesada e dublador do Ted, entre inúmeras outras funções do americano.
Ri bastante da interação com o sempre capitão da Enterprise, William Shatner, a música "We Saw Your Boobs", a piada sobre Argo contar uma uma história secreta, tão secreta que a Academia ainda não reconheceu o diretor do filme. (falando sobre a não-indicação de Ben Affleck na categoria de Melhor Diretor).

Gosto dessa coisa de "se posso fazer piadas de quem me contratou, quem dirá dos outros!". E também sobre o publico ainda vaiar sobre uma piada sobre a morte do presidente Lincoln. "Já se passaram 150 anos e ainda não posso brincar sobre isso? Esperem só pelas piadas de Napoleão que tenho à seguir!".

Creio que uma das maiores surpresas da noite, foi ver Lincoln, que foi indicado 12 vezes, perder 10 prêmios! As únicas vitórias do filme foram com o ator Daniel Day-Lewis que deu um show como o 16º  Presidente americano Abraham Lincoln e com o Melhor Design de Produção. Daniel se tornou o maior vencedor da categoria com 3 estatuetas. Ele já havia ganhado por “Meu pé esquerdo” (1989) e “Sangue negro” (2007). Infelizmente para Hugh Jackman e Bradley Cooper, que fizeram ótimos papéis em Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida , respectivamente, porém pararam em um impecável Daniel Day-Lewis e sua incarnação perfeita de Lincoln.


Fiquei feliz pela vitória da Jennifer Lawrence, que já aos 22 anos, mostra que é uma brilhante atriz em O Lado Bom da Vida". Infelizmente,ao subir no palco, Jennifer deu uma leve tropeçada (até caindo ela é linda), mas levou na esportiva e manteve a classe, com um discurso bem humorado. "Vocês só estão me aplaudindo de pé porque eu cai né" - disse a jovem estrela perante uma verdadeira constelação de gigantes.


Ela já havia feito um grande trabalho em O Inverno da Alma, que não foi muito divulgado aqui no Brasil, trabalho que inclusive recebeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz. E Jennifer já tem um grande futuro, tendo em vista que está escalada para grandes franquias de Hollywood como X-Men  e Jogos Vorazes. As sequências já foram anunciadas e Jogos Vorazes - Em Chamas e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido já foram anunciados para 2013 e 2014, respectivamente. Após a premiação, alguns fotógrafos brincaram com Jennifer sobre sua queda. E respondeu com grande classe.

 
s2

Outra certeza era a vitória já prevista era a de Melhor Atriz Coadjuvante da Anne Hathaway, que mostrou ser uma das melhores atrizes dessa nova geração com o papel de Fantine no musical Os Miseráveis. Anne já tinha sido indicada em 2009 para Melhor Atriz pelo filme O Casamento de Rachel.

Falando em Os Miseráveis, o musical venceu 3 das 8 categorias que disputou. Venceu também com Mixagem de Som e Melhor Maquiagem, além da Melhor Atriz Coadjuvante Anne Hathaway. Quem diria que 12 anos depois de O Diário da Princesa, Anne ganharia seu próprio Oscar. Como Anne disse olhando para a estatueta dourada: "O sonho se tornou realidade".


A noite teve uma homenagem aos musicais e teve apresentações de Catherine Zeta-Jones para Chicago, Jennifer Hudson (que voz essa mulher tem!) para DreamGirls e todo o elenco de Os Miseráveis fizeram uma apresentação de arrepiar. Mostrou que Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Russell Crowe, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen e todo elenco, além de serem brilhantes atores, são excelentes cantores. Foi uma apresentação marcante.


Sobre as animações, creio eu que o nome gigante em cima do título de Valente - "PIXAR" - influenciou e muito na escolha de Melhor Longa Animado. Pelas críticas que li, o verdadeiro merecedor era Detona Ralph.

A noite de ontem, também foi especial para os amantes do agente James Bond. O novo filme 007 - Operação Skyfall ganhou em Canção Original, com a interpretação da grande (rs) cantora Adele e empatou com "A Hora Mais Escura" em Edição de Som. Raridade ver o cinquentão 007 ganhando Oscars.


Adele inclusive apresentou a música tema no palco, após a interpretação de Goldfinger por Shirley Bassey. Também se apresentou a cantora que já ganhou dois Oscars,  Barbra Streisand após o anuário "In Memoriam", falando sobre a morte dos famosos e que fizeram a industria do cinema crescer.

Já o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi pela segunda vez para o austríaco Christoph Waltz. Ele já tinha ganhado em 2010 pelo sensacional Bastardos Inglórios e repete agora com o papel de Dr. King Schultz de Django Livre. Falando em Django, nada mais merecido do que o prêmio de Roteiro Original dado ao mito (e um dos meus diretores favoritos) Quentin Tarantino.




















Falando agora sobre prêmios técnicos, a vitória foi de As Aventuras de Pi. A Melhor Fotografia, Efeitos Visuais  e Trilha Sonora Original foram para o filme do diretor taiwanês Ang Lee, que já havia vencido a categoria em 2006 por O Segredo de Brokeback Mountain. Ele venceu o inclusive o consagrado Steven Spielberg.


Mas a maior surpresa de todas e para mim também o maior erro foi Argo. O filme de Ben Affleck venceu como o Melhor Filme. Ainda não pude assistir ao filme, porém é uma gigante incoerência da Academia, falar que um filme digno de ser o melhor do ano, não tem o seu diretor sequer entre os indicados da categoria de Melhor Diretor.

Argo, venceu além de Melhor Filme, as estatuetas douradas de Roteiro Adaptado e Edição.
Depois de uma carreira de altos e baixos, com filmes excelentes e bombas como O Demolidor (o que foi visto, jamais será esquecido), Affleck se mostra como um dos maiores injustiçados que Hollywood já criou. Era um grande ator e virou um excelente diretor. A estatueta de Melhor Filme, apesar de acreditar que Os Miseráveis, O Lado Bom da Vida e As Aventuras de Pi, também sejam merecedores, caiu em boas mãos com Argo. Caiu na mão do cara que batalhou pra mostrar que não é apenas um ator de Blockbusters e de filmes médios. Hoje Ben Affleck é um excelente diretor e ninguém pode lhe tirar isso.


Mais um Oscar. Mais filmes sensacionais. Só o Oscar pode juntar a experiência de quem um dia foi grande e a juventude de quem hoje vive em seu auge. O cinema prova mais uma vez que não tem prazo de validade. A arte agradece. A gente agradece.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

[Cinema] Novidades, decepções e palpites para o Oscar 2013

É hoje o Oscar! E como todos os anos, sempre tem alguém reclamando sobre alguma indicação.


Dizem que foi uma baita injustiça que o Ben Affleck não ter sido indicado ao melhor diretor pelo ótimo Argo.

A sempre repetitiva (mas concordo desta vez) reclamação sobre a falta de um filme brasileiro na categoria de filme estrangeiro, mesmo que eu ache que "O Palhaço" com o Selton Mello realmente merecia estar entre os indicados.


Também tem algumas categorias previsíveis. Como o ator Daniel Day-Lewis que só perde o Oscar de Melhor Ator se a minha teoria do post anterior estiver errada ou se acontecer algum desastre muito grande.

Ou o brilhante Christoph Waltz que mais uma vez fez dupla com o diretor Quentin Tarantino em Bastardos Inglórios e já praticamente garantiu de novo seu Oscar de Ator Coadjuvante devido à sua atuação em Django Livre.


Sobre a Melhor Canção Original, alguém tem dúvidas que não vai ganhar Skyfall, obra da Adele Adkins para o último 007?


Outra certeza é que Os Miseráveis ganhará algo. Não importa em qual categoria. A Academia também ama musicais.

Também aposto em Melhor Curta Animado no lindo Paperman da Disney. E torço para Detona Ralph, que é bem melhor que Valente da Pixar e que dessa vez, não fez o seu melhor.


Segunda-feira faço um levantamento e alguns comentários sobre a cerimônia de entrega. A apresentação fica por conta do ator, dublador, animador, roteirista, comediante, produtor,diretor e cantor estadunidense Seth MacFarlane (esse cara ainda tem vida social?). Só em pensar que não tem a Anne Hathaway apresentando, a cerimônia já ficou 5% mais chata.

Chega de conversa! Se eu acertar 3 peço música pro Fantástico? Vou acertar mais que a metade, sei das coisas. (ahãm). Táaa chega Fábio. Vamos aos meus palpites do Oscar!

Melhor Filme 
Lincoln 

Melhor Ator 
Daniel Day-Lewis 

Melhor Atriz 
Jennifer Lawrence 

Melhor Ator coadjuvante
Christoph Waltz

Melhor Atriz coadjuvante 
Anne Hathaway

Melhor Diretor 
Steven Spielberg 

Melhor Roteiro original
Quentin Tarantino

Melhor Roteiro adaptado 
Tony Kushner

Melhor Filme em lingua estrangeira 
Amor

Melhor Longa Animado
Detona Ralph

Melhor Trilha sonora original 
Alexandre Desplat

Melhor Canção Original 
Skyfall

Melhor Efeito visual
As Aventuras de Pi

Melhor Maquiagem 
Os Miseráveis

Melhor Fotografia 
As Aventuras de Pi

Melhor Figurino
Os Miseráveis

Melhor Direção de Arte 
Lincoln

Melhor Documentário 
The Invisible War

Melhor Documentário de curta-metragem
Kings Point

Melhor Montagem 
Lincoln

Melhor Curta 
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)

Melhor Curta animado
Paperman

Melhor Edição de som 
As Aventuras de Pi

Melhor Mixagem de som 
Os Miseráveis

sábado, 23 de fevereiro de 2013

[Cinema] O Oscar, a minha teoria e o amor da Academia por papéis históricos

Nem parece que faz um ano e já chegou mais um Oscar! E esse ano eu consegui a proeza de assistir só 3 filmes que estão entre os indicados ao Oscar. Triste.

Eu adoro ver o Oscar e toda a magia em sua volta porque cinema, é uma das áreas que definitivamente quero seguir como jornalista.

Tenho uma teoria sobre a Academia e o seu amor por papéis históricos. E se essa teoria se mostrar correta, Lincoln vai ganhar tudo que tem direito. Calma, eu explico.

A Academia adora filmes dramáticos, com papéis históricos. 

Falo que a Academia gosta de papéis históricos, porque atualmente, quem faz um desses papéis é sempre um dos favoritos ou é o vencedor. Duvida? Vamos aos exemplos: 

O Discurso do Rei = Vitória em Melhor Filme e Ator para Colin Firth.


A Rainha = Indicado a Melhor Filme e vitória da Atriz Helen Mirren.


Elizabeth: A Era de Ouro = Venceu Melhor Figurino e indicação de Atriz para Cate Blanchett.


A Dama de Ferro: Venceu melhor Atriz com a brilhante Meryl Streep e Melhor Maquiagem.


Milk: Venceu Melhor Ator o Sean Penn e Melhor Roteiro Original.


*O Último Rei da Escócia: Venceu como Melhor Ator Forest Whitaker.



* O personagem de Whitaker é fictício, mas história baseada em fatos reais.

Essa lista podia se alongar ainda mais, tendo em vista que peguei apenas filmes relativamente atuais.

Pelo visto, se o ator ou atriz fizer um papel histórico, já sabe! A probabilidade dele vencer é grande! Vejamos se Lincoln completa minha teoria.

Ainda mais agora, com o presidente favorito de todo americano depois do Bush  ~~apagar~~.

[Aviso] Menos posts daqui para frente

Agora com as aulas da faculdade de volta, minhas obrigações e devido à dificuldade que estou tendo de acessar a internet esses dias,  infelizmente, a quantidade dos posts diminuíram. E daqui pra frente esse ritmo irá se manter. Terei menos tempo para escrever por aqui.
Farei o possível para escrever pelos menos uns dois ou três posts durante a semana. Também, seria impossível manter 1 post por dia, realmente ficava bem puxado.
Mas, sempre que acontecer algo de extraordinário, farei um post especial por aqui.
Continuo postando, porém um pouco menos  e por um bom motivo.
Para eu conseguir postar todo dia no futuro.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[Outros] A semana do Fim do Mundo

Acho que depois do ápice da Guerra Fria e dos atentados às Torres Gêmeas em 11 de setembro, nunca mais o mundo teve uma semana como essa.

Dia 11. Segunda.

Todos acordamos com a notícia que o Papa Bento XVI está renunciando o cargo. A renúncia de um Papa é permitida segundo o Código de Direito Canônico (pois é, isso existe!).
Alguns podem dizer que isso é apenas relacionado a um grupo religioso e que isso não afeta a sociedade em geral. Porém, a notícia da renúncia surpreendeu a todos, até porque a última vez que um Papa pediu para sair da sua posição foi em 1415 pelo Papa Gregório XII! Faz MUITO tempo!

Na mesma hora, já tinham comentários. "Ai Meu Deus, ele está doente, ele vai morrer, tem uma máfia escondida por trás disso!".

A resposta oficial da Igreja é que alemão Joseph Ratzinger de 85 anos está cansado. Ele não consegue mais seguir com suas obrigações e já foi divulgado que vinha usando um marcapasso e tinha sua saúde em plenos cuidados desde que foi eleito em 2005 com 77 anos. Idade considerada por muitos, alta demais para exercer o cargo, sendo que o limite para ser "candidato" à posição é de 80 anos.

Segundo o próprio Bento XVI, ele não tem mais forças para exercer as obrigações do cargo e deixará o cargo dia 28 de fevereiro.

Contando que o Papa atual, passou por diversas polêmicas, como o escândalo de pedofilia no Clero da Irlanda, documentos da igreja que confirmam uma luta interna por cumprir normas afim da transparência da Igreja.

Até a Páscoa um novo Papa deve ser eleito pela Conclave, que reúne cardeais de todo mundo, em uma reunião em portas fechadas.

Resta saber se ele será chamado de Bento, Joseph ou Vossa Santidade como forma de respeito.


E também corre a expectativa de que pela primeira vez podemos ter um Papa que não seja europeu. Acho que é uma boa hora para a igreja católica mostrar que não é preciso ser europeu para ser Papa.
Basta ter fé.
_______________________________________________________________________

Dia 15. Sexta.

Acordamos com uma notíciCOMO ASSIM CAIU UM METEORO NA RÚSSIA?

Foi assim que reagi quando eu li a reportagem. Bom, eu sinceramente, espero qualquer coisa que venha da Rússia, mas digamos que é alguma coisa que assusta. 1000 feridos! Destruiu também muitas residências, hospitais e até fábricas. É muita gente e muito estrago!


O meteoro caiu na cidade de Cheliabinsk (confirmado foi mesmo na Rússia). Ao entrar na atmosfera terrestre, ele se pulverizou em aproximadamente 50 quilômetros de altitude. Ainda bem porque o gigante rochoso na verdade era feito de ferro e pesava aproximadamente 10 toneladas. Nada mal, hein?

Segundo a NASA,  o meteoro teria potência equivalente a 20 vezes à força da bomba atômica que atingiu Hiroshima, durante a 2ª Guerra Mundial.

Nem precisa falar o quanto isso é devastador. Com a pulverização na atmosfera da Terra, sobraram fragmentos que caíram na pacata cidade de Chelly (Cheliabinsk é muito grande)

Enquanto isso, o asteroide 2012 DA14 de 45 metros passará muito próximo da Terra. Mais próximo do que os satélites de Comunicação.

Também já foi comprovado que o meteoro e o asteroide não tem relação. Enquanto o menor que teve fragmentos que caíram em Chelly vinha do Norte para o Sul, o gigante passou de Sul para o Norte.


Não consigo nem imaginar o tamanho do desespero que ficaria se visse um cometa caindo aqui na Mooca. Acho que morreria de ataque do coração momentos antes do impacto. Ou rezaria para o Bruce Willis salvar o mundo, como em Armagedom.
_______________________________________________________

Em uma semana, uma renúncia do Papa, um cometa caindo na Rússia, asteroide raspando a Terra, Palmeiras ganhando na Libertadores... pode acabar semana, você já nos trouxe muitas surpresas.

[Cinema] Atrizes que fazem filmes iguais

No post anterior, falei bastante dos atores que fazem vários filmes iguais. Hoje é a vez das atrizes.

Katherine Heigl

Vou falar apenas dos últimos 8 filmes da Katherine. Ligeiramente Grávidos, Vestida para Casar, A Verdade Nua e Crua,  Par Perfeito, Juntos pelo Acaso, Noite de Ano-Novo, Como Agarrar Meu Ex-Namorado e o Grande Casamento.

Aqui em baixo. Três filmes diferentes. O mesmo papel em todos. Mulher bobinha, insegura e atrapalhada que tenta mostrar ser iguais à todas as mulheres. No final fica sempre com o rival/amigo/agente secreto.

Par Perfeito : foto Ashton Kutcher, Katherine Heigl, Tom Selleck Juntos pelo Acaso : foto Josh Lucas, Katherine Heigl A Verdade Nua e Crua : foto Gerard Butler, Katherine Heigl

O papel em praticamente todos os filmes da Katherine (e a grande maioria das fracas comédias-românticas)  é ser uma mulher frágil. Ela se apaixona pelo chefe, pelo cunhado, por um estranho, mas em 70% dos filmes ela termina com o melhor amigo ou com o cara que estava com ela o tempo todo, só ela não viu. Tão previsível.

Michelle Rodrigues

E finalmente chegamos à uma atriz unanime. Boa de Briga, A Batalha de Seattle, Resident Evil, Velozes e Furiosos, S.W.A.T., Avatar, Machete.

Em TODOS os filmes ela é uma mulher marrenta, com a mesma cara fechada, que briga com TODO MUNDO e ela é sempre uma sobrevivente do grupo. Sabe aqueles filmes que tem um grupo que começa a ser assassinado e sempre sobra, sei lá, um casal? A Michelle Rodrigues se estiver no filme, sem duvidas, será a mulher.

Não, eu não estou exagerando. Veja sua expressão clássica e veja como ela é uma atriz de muitos papéis (Só que ao contrário) :

     
          

Menção honrosa
Kristen Stewart

Não poderia deixar de falar de uma brilhante atriz que vem lotando as salas de cinema e o coração das adolescentes invejosas. Bella Sw... Quero dizer, Kristen Stewart é uma atriz de muitas emoções. Só ela é capaz de fazer A MESMA EXPRESSÃO PARA TODAS AS CENAS. Dá só uma olhada:

  
Na verdade ela está sorrindo >>>  

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

[Cinema] Atores que fazem filmes iguais


Acredito que muita gente já assistiu um filme do Vin Diesel. Ou também já deve ter visto um filme com o Bruce Willis. Ou com  Jason Statham.

As chances desses filmes serem parecidos são gigantescas. Porque esses caras só fazem o mesmo tipo de filme. Existem muitos atores que tentam encontrar um papel diferente do anterior.

Como por exemplo, um dos meus atores preferidos, o Jim Carrey.

Depois de ótimas comédias (estou falando só das antigas!) como O Pentelho, O Máskara, Débi e Lóide e Ace Ventura, Carrey decidiu mudar um pouco, logo com um drama. E fez apenas O Show de Truman, um dos meus filmes preferidos, um drama fantástico que completa com uma atuação espetacular.

Também fez Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, O Mundo de Andy e Cine Majestic, que são dois filmes sensacionais e mudou completamente de rumo com Número 23.
Entre suas ótimas comédias, Jim também tem ótimos dramas, que podem te dar outros tipos de papéis e também não cansa o espectador com comédias iguais. O papel muda até nas comédias.

   
 Bruce Nolan, Todo Poderoso. /   Débi e Lóide.  /  Conde Olaf, Desventuras em Série

Bom, a diferença é clara.
Ou até mitos como Arnold Schwarzenegger que no meio de filmes épicos como O Exterminador do Futuro, Conan, True Lies e Predador, fez comédias como Herói de Brinquedo e o genial Um Tira no Jardim de Infância.

Mas tem outros que assumem, que só sabem fazer um tipo de filme. E vão continuar fazendo enquanto as pessoas assistirem, infelizmente ou felizmente. Vamos a eles?

Jason Statham

Usarei o Jason Statham como exemplo para atores de ação como Bruce Willis, Jean-Claude Van Damme, Sylvester Stallone e inúmeros outros. CALMA, não estou falando que são filmes ruins! Apenas são repetitivos e a carreira do ator se resume em vários filmes que são completamente iguais.

 
<<< A.MESMA.EXPRESSÃO.SEMPRE.

Pra começar, Carga Explosiva, Adrenalina e Assassino à Preço Fixo. Statham é um cara FODA. O filme começa, o cara é sei lá um policial, agente secreto, não importa. Isso já significa que ele vai chutar bundas e que vai matar muita, muita gente durante os próximos minutos. Passa um tempinho, a história se desenrola e aparece uma mulher gostosa e que não suporta o personagem de Statham. Se você estiver assistindo a um de seus filmes, eu GARANTO que daqui há uns 40 minutos ele vai fazer sexo com ela. Sério, não falha. Ele sempre salva a vida dela antes, mata 5 caras com 2 balas na arma e eles fazem sexo. Ele mata mais 60 mil homens e o filme acaba com ele junto com a mina e com a missão cumprida.

Resumo de 80% dos filmes do Jason Statham: Matar, fazer sexo e salvar o mundo.

É fatal.
Vin Diesel 

Sobre o Vin Diesel, apenas quero comentar sobre a série Velosos e Furiosos. Resumo: apresentação aos carros tunados para os fãs ficarem boquiabertos, mulheres gostosas, perseguições, explosões. Fim.

Já são 6 filmes, pronto para lançar o sétimo. São TODOS iguais. E ainda tem pessoas que vão assistir fielmente no cinema. Até que é legal assistir explosões e cenas de perseguição. Mas já são quase 7 filmes, já tá na hora de dar uma pausa né?

Eu aceito filmes parecidos. MAS A MESMA POSE EM TODOS? 

                 


Jet Li

Romeu Tem Que Morrer, O Beijo do Dragão, Cão de Briga, Máquina Mortífera 4, Punhos de Dragão, Herói.

Esses são alguns dos filmes do Jet Li. Seu papel? Bater, bater, bater e bater até chegar no chefão e salvar a sua mulher ou a sua comunidade. SÓ ISSO.

Veja Cão de Briga. Você já viu todos os outros filmes do Jet Li.

  
<<< Jet Li bateu em 4 capangas enquanto você leu isso.

Hugh Grant

Finalmente chegamos ao ator mais irritante de todos os tempos. O britânico Hugh Grant só faz comédias românticas. Mas não é apenas uma comédia romântica. Sabe aquelas bem melosas, bem exageradas? Pois é, deve estar no contrato do Hugh ser um galã, ficar com a protagonista, fazer algumas besteiras, terminar e no final reatar em uma cena ridícula. Por exemplo subir em uma mesa em um restaurante ou alugar um balão e se declarar.

Em quase todos os papéis, ele é um solteirão (?) que conquista a protagonista.

Ele fez Cadê os Morgan, Quatro Casamentos e Um Funeral, Mickey Olhos Azuis, Um Lugar para Recomeçar, Amor à Segunda Vista, Simplesmente Amor, Letra e Música e os principais: Um Lugar Chamado Notting Hill e a pior comédia romântica de todos os tempos: O Diário de Bridget Jones.

Nome: Hugh Grant. Papel: fazer uma cena com um beijo final épico para as mulheres.

    

Vou parar por aqui! Daqui a pouco postarei uma versão com atrizes que fazem filmes iguais. Aí chega né, senão vão falar que eu faço posts iguais, daí complica...