Dia 11. Segunda.
Todos acordamos com a notícia que o Papa Bento XVI está renunciando o cargo. A renúncia de um Papa é permitida segundo o Código de Direito Canônico (pois é, isso existe!).
Alguns podem dizer que isso é apenas relacionado a um grupo religioso e que isso não afeta a sociedade em geral. Porém, a notícia da renúncia surpreendeu a todos, até porque a última vez que um Papa pediu para sair da sua posição foi em 1415 pelo Papa Gregório XII! Faz MUITO tempo!
A resposta oficial da Igreja é que alemão Joseph Ratzinger de 85 anos está cansado. Ele não consegue mais seguir com suas obrigações e já foi divulgado que vinha usando um marcapasso e tinha sua saúde em plenos cuidados desde que foi eleito em 2005 com 77 anos. Idade considerada por muitos, alta demais para exercer o cargo, sendo que o limite para ser "candidato" à posição é de 80 anos.
Segundo o próprio Bento XVI, ele não tem mais forças para exercer as obrigações do cargo e deixará o cargo dia 28 de fevereiro.
Contando que o Papa atual, passou por diversas polêmicas, como o escândalo de pedofilia no Clero da Irlanda, documentos da igreja que confirmam uma luta interna por cumprir normas afim da transparência da Igreja.
Até a Páscoa um novo Papa deve ser eleito pela Conclave, que reúne cardeais de todo mundo, em uma reunião em portas fechadas.
Resta saber se ele será chamado de Bento, Joseph ou Vossa Santidade como forma de respeito.
E também corre a expectativa de que pela primeira vez podemos ter um Papa que não seja europeu. Acho que é uma boa hora para a igreja católica mostrar que não é preciso ser europeu para ser Papa.
Basta ter fé.
_______________________________________________________________________
Dia 15. Sexta.
Acordamos com uma notíciCOMO ASSIM CAIU UM METEORO NA RÚSSIA?
Foi assim que reagi quando eu li a reportagem. Bom, eu sinceramente, espero qualquer coisa que venha da Rússia, mas digamos que é alguma coisa que assusta. 1000 feridos! Destruiu também muitas residências, hospitais e até fábricas. É muita gente e muito estrago!
O meteoro caiu na cidade de Cheliabinsk (confirmado foi mesmo na Rússia). Ao entrar na atmosfera terrestre, ele se pulverizou em aproximadamente 50 quilômetros de altitude. Ainda bem porque o gigante rochoso na verdade era feito de ferro e pesava aproximadamente 10 toneladas. Nada mal, hein?
Segundo a NASA, o meteoro teria potência equivalente a 20 vezes à força da bomba atômica que atingiu Hiroshima, durante a 2ª Guerra Mundial.
Nem precisa falar o quanto isso é devastador. Com a pulverização na atmosfera da Terra, sobraram fragmentos que caíram na pacata cidade de Chelly (Cheliabinsk é muito grande)
Também já foi comprovado que o meteoro e o asteroide não tem relação. Enquanto o menor que teve fragmentos que caíram em Chelly vinha do Norte para o Sul, o gigante passou de Sul para o Norte.
Não consigo nem imaginar o tamanho do desespero que ficaria se visse um cometa caindo aqui na Mooca. Acho que morreria de ataque do coração momentos antes do impacto. Ou rezaria para o Bruce Willis salvar o mundo, como em Armagedom.
_______________________________________________________
Em uma semana, uma renúncia do Papa, um cometa caindo na Rússia, asteroide raspando a Terra, Palmeiras ganhando na Libertadores... pode acabar semana, você já nos trouxe muitas surpresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário