Einstein criou a teoria da Relatividade utilizando os referenciais. Eles são o lugar que você está agora. O seu espaço físico. Mas esse lugar que você está parado, não está parado. Não há uma matéria imóvel no espaço-tempo. Você sente que está parado, mas se move no espaço (a Terra girando em torno do Sol) e no tempo (que agora é passado). E quando você se move, você não anda na Terra, você se move com a Terra. Pensando por um outro lado, quando você chuta uma bola, dependendo da perspectiva e do espaço-tempo , você se move e a bola fica parada. Na visão da bola, ela pode ficar parada e o mundo todo se move ao seu redor. É realmente uma viagem.
É a mesma coisa com a velocidade. A velocidade não é medida com a rapidez e sim pela distância percorrida. A distância é medida como se o carro seguir nessa constante ele atingirá um determinado número de quilômetros.
Daí podemos chegar na velocidade da luz. Se colocarmos uma tripulação para andar na velocidade da luz e ficar 10 anos pra ir e 10 pra voltar, o tempo passado na Terra seria muito maior do que na velocidade da luz. Tudo porque a nave na velocidade da luz tem menos tempo corrido do que no tempo da Terra. Enquanto um homem de 30 anos fica na terra e outro da mesma idade viaja na velocidade da luz, a diferença de idade na comparação no reencontro seria nítida. Um estaria com rugas e barba branca enquanto o tempo não faria tanto estrago em sua aparência. É a dilatação do tempo. Os 20 anos passados na Terra seriam 4 anos para o homem da velocidade da luz.
Enquanto um homem que ficou "parado" na Terra, o tempo passa mais devagar para o homem que ficou em "movimento" (de qualquer forma os dois ficaram em movimento, mas em clara diferencial de velocidade).
Isso é a Transformação de Lorentz. Da mesma forma que quando olhamos para uma estrela, ela já não está da mesma forma que nós olhamos. O tempo de reação até a situação real da estrela chegar até a Terra é gigante. Pode até ser que a estrela não existe mais.
O tempo parado passa mais rápido do que alguém andando. A nossa velocidade é TÃO PEQUENA que o resultado é ridículo. Em carro a 180 km/h, 30 segundos passam em 29,99999999999952 segundos. Não faria diferença alguma nas nossas vidas. Mas se observarmos a teoria com a velocidade da luz (1,08 bilhão de km/h ou 299 792 458 metros por segundo) que é a maior velocidade possível no Universo, o tempo praticamente não passa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário