Paper Mario é uma série RPG da Nintendo, lançada em 2001 para o Nintendo 64 e como o nome sugere, todos os personagens e cenários são feitos de papel. (ah jura?).
O game já teve sequências para o Game Cube em Paper Mario: The Thousand-Year Door e mais recentemente para o Wii em Super Paper Mario, no qual é possível trocar o 2D pelo 3D para resolver desafios.
A Nintendo lançou em Novembro de 2012, pela primeira vez em um portátil, o novo Paper Mario Sticker Star, para Nintendo 3DS.
Enredo
O enredo é fácil de entender e não tem muitas complicações. Os moradores do Reino do Cogumelo fazem anualmente um evento na cidade de Decalburg para comemorar a passagem do Sticker-Comet. Enquanto o cometa passa pelo céu, Bowser entra em cena e decide roubá-lo, só para variar.
No entanto, ao ser barrado por alguns Toads, o cometa se despedaça em seis partes. Uma delas cai na cabeça do vilão, que fica com uma super-força. Já que ele está no local, aproveita para sequestrar Peach mais uma vez. Mario tenta impedir, mas é impossível vencer o recém-todo-poderoso Bowser.
O papel de Mario agora, é sair em busca destes Royal Stickers, com ajuda de Kersti, uma fada-coroa (fada me lembra a Navy de Zelda, o que me deixa nervoso em questão de segundos) que o ajudará a achar os pedaços do cometa.
Qual a necessidade de um mapa de fases?
Qual a necessidade de um mapa de fases?
Sticker Star introduz boas adições à série, porém peca em pequenas, porém importantes peças.
Na criação, os produtores tentaram incrementar o novo jogo colocando escolhas de fases, no estilo 'New Super Mario Bros'.
Isso facilita para os novos gamers, até porque fica muito mais fácil prosseguir com o jogo. Com essa tática, é pouco provável que você ficará preso em alguma parte. Muito mamão com açúcar.
Retorno das Batalhas de Turnos
Retorno das Batalhas de Turnos
Uma qualildade é o retorno da batalha em turnos. Mas (esse jogo tem vários "mas") me incomodou a opção de ignorar as batalhas. Você não sobe níveis como no game do 64, o que te obrigava a lutar com cada inimigo para conseguir ficar forte o suficiente para passar por aquele chefe impossível.
<<<Imagem do Nintendo 64>>>
O sistema de batalhas agora é realizado com os adesivos que você cola em uma agenda e tem um certo número de páginas, ou seja, uma hora esse espaço pode acabar. Você pode escolher entre fugir e passar a fase mais rápido ou ficar em uma batalha demorada, gastar seus Stickers e ganhar apenas moedas e corações por isso.
Isso te obriga a juntar moedas e comprar mais adesivos no Market da cidade de Decalburg.
A falta de parceiros.
Também senti falta de parceiros no game. Além de trazer uma alternativa no ataque e defesa das batalhas, as parcerias enriqueciam a qualidade dos personagens da história.
Então, o jogo não tem pontos positivos?
Claro que tem. O humor apresentado em toda a série continua presente em Sticker Star. Mario ganha de Kersti o poder de ~papelização~, uma oportunidade de mudar o cenário e conseguir passar por puzzles. Você pode colar objetos simples, como uma Fire Flower, um aspirador de pó, um ventilador gigante e até uma cabra. (?)
A trilha é excelente, assim como a jogabilidade. Os gráficos estão lindos para o 3DS e mostram a profundidade com muita eficácia. Todo o cenário tem objetos que podem ser derrubados e caem como papel. Você pode ficar preso em um clip de papel por um Shy Guy maluco.
Conclusão:
O jogo - sem comparar com outros jogos da serie - é excelente. Porém, se lembrarmos as qualidades da franquia, como parceiros e pontos de experiência, que poderiam ser adicionados ao sistema de adesivos, entendemos que o game tinha chance de ser ainda melhor. Ainda assim, diverte muito.
Mais um ponto para o Mario de papel.
Prós: Bonitos gráficos, bom uso do 3D, humor continua presente e a 'papelização'.
Contras: Falta de parceiros e pontos de experiência, mapa de mundos desnecessário e possibilidade de descartar batalhas.
Paper Mario: Sticker Star - 3DS
Gráficos: 9,0 Som: 9,0 Jogabilidade: 9,0 Replay: 9,0
Nota final: 9,0.
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