domingo, 27 de janeiro de 2013

[Outros] A tragédia de Santa Maria

É difícil acordar em uma manhã de domingo e assistir notícias como a de Santa Maria.

O incêndio que ocorreu na balada gaúcha, repleta de estudantes que tinham mais ou menos a minha idade.
Alguns podem dizer, acidentes acontecem. Mas o que aconteceu nesse caso foi uma sequência de erros que poderia muito bem ser reparados.

Tudo começa quando o alvará de funcionamento da boate Kiss, local do incêndio, estava vencido. Desde agosto de 2012. A casa de shows deveria estar fechada e pra começar, não deveria estar em pleno funcionamento. Não sei se é responsabilidade do governo a de vistoriar essas baladas. Um erro de uma, duas semanas é comum de se esperar do governo brasileiro. Mas 6 meses é muito absurdo!

Incêndio causou tumulto no local. Fogo teria começado após um sinalizador ser aceso na boate Foto: Deivid Dutra / Agência Freelancer

Outro erro foi: até agora procuro entender o porquê que o gênio membro da banda que estava tocando tentou fazer shows pirotécnicos em uma balada considerada pequena e com o isolamento acústico provavelmente com um teto baixo. Quem é o responsável pela banda ou pela balada que não teve consciência de dizer que essa era uma ideia estúpida? 

Ouvi rumores também que o segurança trancou a única saída de emergência. Acredito que ele deve ter pensado que o incêndio era pequeno e tentou (na cabeça dele) evitar um motim de estudantes que queriam sair sem pagar. Esses seguranças não comunicam-se entre si? Como pode estar rolando um incêndio dentro da balada e o cara está tão perdido assim que não sabe o que está acontecendo?

Prefiro usar essa teoria de que o segurança não sabia do incêndio porque prefiro acreditar que não existem humanos ruins o suficiente para trancar pessoas em um incêndio. Falaram que o segurança trancou porque as pessoas não tinham pagado as suas comandas. Se essas pessoas pensam antes no bolso do que em vidas, tenho receio do futuro. Espero realmente que seja um engano, porque prefiro entender que não existem humanos tão desprezíveis andando ao nosso lado.

Tudo isso poderia ser evitado. Resta agora as outras baladas, não só de Santa Maria, mas de todo o Brasil reverem seus conceitos. 

Se o governo fizesse mais vistorias, se o dono da balada fosse mais responsável de que estava tratando com vidas e não com lixo reciclável e fizesse saídas de emergência de verdade, isso seria evitado. 232 vidas poderiam estar voltando pra casa.

Enquanto o futuro for arquitetado por um carnaval de idiotas, as tragédias continuarão acontecendo. E nós continuaremos sem saber o que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário