quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

[Música] Análise: Aquarela do Brasil - Ary Barroso


Aquarela do Brasil 

Ary Barroso 


Brasil, meu Brasil Brasileiro,

Meu mulato inzoneiro,

Vou cantar-te nos meus versos: 

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil!... Prá mim!... Prá mim!... 

Ô, abre a cortina do passado;
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado.
Brasil!... Brasil!...

[...]



Análise 

A letra da música escrita por Ary Barroso em 1939, exaltava a beleza e os amores que o compositor sentia pelo Brasil. Na época, grande parte da cena musical brasileira era formada por samba e marchas de carnaval. As letras das músicas traziam um Brasil lindo e grandioso.

Como foi gravada durante o governo Getúlio Vargas, a música sofreu críticas por iniciar o movimento samba-exaltação, que tinha meios Ufanistas de enaltecer o potencial brasileiro, suas belezas naturais, riquezas e povo. As críticas ao compositor foram por causa de um possível favorecimento ao governo ditatorial de Vargas.

Na época, o patriotismo que os brasileiros tinham pelo país não pode ser comparado com o de atualmente. Era um sentimento de amor pelo país, que mesmo não concordando com o governo que tinha poder no Brasil, o compositor consegue esquecer todos os problemas e ainda assim, presta um tributo ao povo e a sua terra em Aquarela do Brasil.

Além de tudo, ainda consegue mostrar a miscigenação do Brasil com os versos:

Meu mulato inzoneiro,
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado.
Da moreninha sestrosa. 


O Brasil verde, de muita beleza natural. É óbvio que na época, por ter menos prédios e construções era evidente que o país era muito mais rico de plantações e árvores. Essa beleza natural também atraia turistas de todo o mundo.

Esse coqueiro que dá coco,
Ô! Estas fontes murmurantes O Brasil, verde que dá
Onde eu mato a minha sede Para o mundo admirar
E onde a lua vem brincar.


Ary Barroso declara amor a terra boa de se viver, a tranquilidade, a sensualidade, alegria do povo e tradições brasileiras.



Em uma rápida comparação com as músicas atuais, é muito difícil encontrar o Brasil e o amor à pátria como tema da canção como a de Ary Barroso.

Pelo contrário, por exemplo, no rap, encontramos músicas que falam sobre a miséria, as favelas e como o povo é tratado como lixo pelo governo. “Que País é esse?” do Legião Urbana, também mostra a corrupção e o descaso com o povo brasileiro.

Resumindo, são outros tempos que demonstram que a música e o amor à pátria do brasileiro vêm mudando cada vez mais. O tempo passa, o Brasil mudou, mas ainda é o mesmo. Os artistas brasileiros cada vez mais fogem do Brasil na hora de compor uma música. A análise desta música me mostrou que não é apenas o estilo musical do brasileiro que mudou. E sim o modo de ver o Brasil, como uma terra que já foi muito valorizada por um pessoal muito talentoso da MPB e cada vez mais, é esquecido pelo jovem brasileiro. Através dessas músicas, Ary Barroso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, mostram conhecimento não apenas em como fazer uma boa música, mas também contam a história do Brasil e como o nosso país, hoje tão criticado, um dia já foi apaixonante.

9 comentários:

  1. MÚSICA BELÍSSIMA! COMPOSITORES SE DAVAM O TRABALHO,DE FAZER-,
    UMA BELA LETRA.

    28-11-15.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oque o compositor quis caracterizar no Brasil através da música

      Excluir
  3. Qual a dimensão do espaço brasilebrasileiro para o compositor

    ResponderExcluir
  4. Qual a dimensão do espaço brasileira para o compositor

    ResponderExcluir
  5. Oque o compositor quis caracterizar no no Brasil através do música

    ResponderExcluir
  6. Pena que Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque não amam k Brasil verdadeiramente. São apenas hipócritas, com um amor da boca pra fora e jamais do coração pra dentro.

    ResponderExcluir